.

.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PORTO: HOMENAGEM PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Por indicação da vereadora Lívia Bittencourt, a Câmara Municipal de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, realiza no dia 7 de março, próxima sexta-feira, uma sessão especial para homenagear o Dia Internacional da Mulher. Mulheres que se destacam nas diversas áreas de atuação no município, serão homenageadas na sessão especial que acontece um dia antes da data, às 17 h, no Plenário da Câmara, que fica na Praça ACM, centro da cidade.
A questão da violência doméstica contra as mulheres e a importância dos programas de saúde para o combate ao câncer ginecológico e ao câncer de mama estão igualmente na pauta dos debates propostos pela vereadora, que o ano passado se notabilizou atuando em defesa desses temas.
Lívia Bittencourt marcou sua atuação em movimentos sociais em 2013
Em 2013 a agenda no Legislativo de Porto Seguro contemplou um calendário mais amplo de ações comemorativas dos movimentos sociais, incluindo caminhadas, palestras e discussões sobre questões de gênero, o combate à violência, a promoção da saúde e da educação e o estímulo à participação política das mulheres.
CONHEÇA AS HOMENAGEADAS
Segundo a vereadora Lívia Bittencourt, “a sessão especial deverá contar também com a presença da prefeita Cláudia Oliveira, de Porto Seguro, a secretária da Saúde, Edna Alves, a secretária do Trabalho e Assistência Social, Shika Oliveira Martins, e a secretária de Governo, Roberta Caires, além de autoridades dos vários setores relacionados à condição feminina.
Serão homenageadas as seguintes mulheres: Aurea Catharina Rivera; Marizelia Sodré Costa; Maria Nilza Viana dos Santos; Emanuela Cristina Garzella; Valéria Fonseca Chaves; Maria da Glória Peruzzo Possa; Ondina Maria de Fátima Silva Cruz Oliveira; Gilberlice da Cruz Menezes Silva; Patrícia Martins; Lilian Menezes Souza; Maria das Graças Nacif; Sandra Regina da Silva Santos Sales; Vera Lúcia Ruiz; Maria das Dores  Florêncio de Jesus; Edvalda  Bispo Santos Viana; Graciete Maria Sarmento Gonzaga e Larissa Rodrigues.
HISTÓRIA
No dia 8 de março de 1857 operárias de fábrica de tecidos situada na cidade americana de Nova York organizaram um movimento grevista de ampla repercussão. Ocuparam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho com redução da carga horária de 16 para 10 horas diárias, equiparação salarial com os homens (elas chegavam a receber apenas um terço da remuneração paga a um homem para realizar o mesmo tipo de tarefa), além de tratamento digno dentro do ambiente profissional.
A repressão foi violenta e teve um desfecho trágico. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada, matando cerca de 130 manifestantes carbonizadas.
Em 1910, uma conferência realizada na Dinamarca escolheu o dia da tragédia em Nova York para comemorar o Dia Internacional da Mulher, evento voltado a discutir o papel da mulher na sociedade. A oficialização da data se deu em 1975, através de decreto firmado pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, uma das grandes conquistas das Mulheres após muitos anos de luta se deu em 24 de fevereiro de 1932, quando foi instituído o voto feminino.
Por Rose Marie Galvão – Foto: J. Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário